O Círculo de Fogo do Pacífico


Círculo de Fogo do Pacífico, ou Anel de Fogo do Pacífico, é uma região muito propensa a abalos sísmicos e também onde localizam-se a grande maioria dos vulcões emersos e ativos da Terra.

É uma área que compreende os litorais voltados ao oceano pacífico, englobando países como EUA, Canadá e Chile (Costa Oeste), e Japão, Nova Zelândia e Indonésia (Costa Leste).

Tem ao todo cerca de 40 mil km de extensão, é uma região marcada pela instabilidade, onde localizam-se grande cordilheiras submersas e forte atividade sísmica. Mais de 450 vulcões ativos ficam no círculo de fogo.

O atrito entre as placas tectônicas desta região é responsável por muitos desastres, tsunamis, terremotos e intensa atividade vulcânica. A onde gigante de 2004, que atingiu principalmente a Indonésia e outros países do leste asiático é um exemplo da fúria da natureza nesta área. O desastre de Fukushima, que teve suas proporções aumentadas por conta da explosão do reator de uma usina nuclear, também foi inicialmente provocado por um terremoto, seguido de um maremoto, provando o perigo constante que vive a grande população nesta vasta área.
COMPARTILHAR:

+1

Nenhuma resposta para "O Círculo de Fogo do Pacífico"

Postar um comentário

Siga por e-mail